quinta-feira, 16 de abril de 2009

As máscaras também choram!


Pedaço de metal, papel ou porcelana. Objecto pesado, cruel e artificial. Trabalho de tempo, compostura cuidada, fingimento falsário! Uso diário, frequente, ordinário...
Bloco de teatro. Representação? Palco de rua, de vida, de personalidade. Duas faces? Ou uma que se enterrou por vitória de outra? Escondimento. Medo. Ou naturalidade? Guião escrito em papel de seda, palavras pensadas numa atitude de vidro.
Destapa-te! Reage verdadeiramente. Não temas, não sofras em silêncio. Sai da tua concha e parte o pedaço que usas na face. Não entendes que esse utensílio te cobre a alma e que não te deixa viver? Destrói-te e renasce.
Questiona-te. Valerá a pena? Consequências... Respira fundo e luta! Hoje és, um dia serás. Deixa de correr para o teu mundo por pensares que não és capaz de o encarar. Não percebes que é de ti próprio que foges e que tudo isso é medo de te enfrentares? Levanta os braços e grita! Liberta-te. Sorri e desfruta do que és. Haverá magia maior ou mais soberba do que a dádiva de viver sem mentiras? E eu sei, por vezes é mais complicado dizer que fazer. Mas somos compostos de matéria nobre, mais resistente que o aço, capazes de ultrapassar as maiores batalhas.
E se soluças como uma criança de cinco anos. Se ainda sonhas como um adolescente de catorze, porquê recusar a própria essência? Não te sintas amedrontado, a vitória suprema é a tua e estamos sempre a tempo. Porque as máscaras também choram, e não precisas de o fazer na solidão. Vergonha, personificadas!
Carnaval humano, distâncias internas de quilómetros. Cordas que prendem os movimentos, os pés cimentados num chão de lodo. Máscaras que se entristecem quando percebem que são apenas isso, disfarce usado, pesadelo permanente, morada temporária!

3 comentários:

Samuel Pimenta disse...

=O

LINDO!

É mau quando fico sem palavras... :-S
e a sensação de me reler...
Está excelente!

;)

Coné disse...

Vivemos uma vida inteira mascarados... e para cada pessoa e situação modamo-lo para que assente melhor e não deixe escapar nada !
Realidade ou ficção ? Ambas... pois a vida é real, o que pensamos dela é ficcionado.

Gosto dos teus textos ! *

Peter_Pan disse...

mascaras, mascarados, carnaval!!!
Devemos deixar cair as mascaras e mostrar o que realmente somos, pois os que gostam de nos, continuaram a gostar com ou sem efeitos carnavalescos, apenas os que estariam so por estar que nao fazem falta nenhuma, vão embora, sem destino, apra um sitio onde jamais os puros iram chegar a porta... gosty*